A aventura das palavras... das palavras... as palavras... as palavras

A aventura das palavras... das palavras... as palavras... as palavras
São o chão em chamas onde as lavras

quarta-feira, junho 30, 2010

Décimo Sétimo Cálice



Sobre o azul das cadeiras
Um ágil miosótis saltita
Alinha livros, limpa prateleiras
Cujos meneios são mil maneiras
De pôr o pó fora dessa palafita.

Aldeia dos lótus em flor
Siando à tona do olhar
Brancos, porém criando vida e cor
No horizonte desse teimoso leitor
Que decifra sentidos no imaginar.

Repõe a ordem nos fugitivos
Expulsa os intrusos do lugar
E se alguns são mais activos
Dá-lhes refrega e põe-nos cativos
Ordenando-lhes a onde ficar.




É autoritária esta serviçal
Dominadora perante residentes
Exigindo aos súbditos renitentes
Que assumam a sua posição real
Na estante, antes que lhe suceda mal.

E eles, livros perdidos, em jeito cru
Submissos, intérpretes do conhecimento
Acatam a catalogação em CDU
Como soldados em missão na ONU
Ou em serviço maior do seu regimento...



Tu prà'qui, tu prà'li, em fila, marchando
Pondo acerto no passo e tino nas maneiras
Que aqui, ao alto subida nestas cadeiras
Não há outras leis nem demais fronteiras
Pois que aqui, sou eu quem mais mando.

E perante essa razão incontornável
Sobre aqueles na reticência activos
Eis que Arina, o Sol da tarde perscrutável
Assume por momentos
As semelhanças e movimentos
De uma arrumadora de livros!

6 comentários:

Daniele O disse...

Olá!
Tu que sois o sol, e insiste em queimar, as fibras mais profundas do meu estar,
Os que desesperam, na calada da noite
Quem és oh grande sol, senão a ti, e a mim
Quanto tempo irá demorar para entrar,
Então... em seu andar macio, me ponho a pensar,
Saia do sol, e venha, cuidar do que está a esquentar,
Minha pele, meu ser, em seus braços vou estar, e quando acordar...
Em seus braços não mais vou estar...
E saio a dançar, por esse jardim de lótus encontrar.
Bjs!
Ser estranho Ser!

Joaquim Maria Castanho disse...

Obrigado... Mais uma vez te mostraste maravilhosa e atenta, como só sabes estar e ser. Galáxias de flores para ti!

Nadine Granad disse...

Joaquim:
Lindo espaço e poema!

Obrigada por deixar sua pitada em meu "Lá Pois Ia..."!!!

Abraços carinhosos =)

Em@ disse...

Muito obrigada por ter deixado este belíssimo poema no meu canto.
Parabéns.

Anónimo disse...

Bela postagem.
A recebi com muito carinho em meu blog.
Obrigado pela visita.
Volte sempre ok.
Beijokas.

Joaquim Maria Castanho disse...

Para Pérola, Em@ e Nadine a minha reconhecida gratidão, porquanto contribuem diariamente para melhorar (embelezar/acarinhar) o meu quotidiano. Sois autênticas encarnações de Arina, a estrela solar que nos acalenta a todos.
Galáxias de poemas para vós